quinta-feira, 19 de maio de 2011

Questões sobre Demografia



1)    O que caracteriza a janela de oportunidades demográficas?
Janela demográfica é caracterizada por uma situação em que a população economicamente ativa é superior à dependente, de acordo com a ONU é um momento em que a população de um país cresce favorecendo a sua economia.

2)     Quais relações do PEA com a janela de oportunidades?
No caso do Brasil temos a população envelhecendo rapidamente, o que significa que é o momento mais oportuno para investir em novos empregos, uma vez que ainda há uma enorme quantidade da população que está ou que virá recentemente a ser população economicamente ativa, e que nos próximos 30 anos deixaram de ser. Outro momento será a diminuição da quantidade de crianças e jovens no Brasil, devido a diminuição das taxas de fecundidade, que dará possibilidade ao país de para de investir em infra-estrutura de escolas e investir em educação, de acordo com a pesquisadora Taís Freitas

3)    Quais são os efeitos que os dados demográficos podem ter no composto de marketing?
O composto de marketing será influenciado primeiramente em seus públicos, temos a população brasileira envelhecendo, e isso gerará um novo mercado para as empresas, os idosos, já é possível perceber essa tendência, as corporações já estão dando mais importância para essa parcela da população, e estão se adaptando para melhor satisfazer às suas necessidades.

4)     Qual é a relevância da demografia na compreensão do comportamento do consumidor?
A análise demográfica se analisa o consumidor pela idade, em qual estado de vida ele está, se é casado, solteiro, viúvo; sexo, se é homem ou mulher, renda, para analisar a capacidade financeira de compra do produto, grau de escolaridade, e tudo isso poderá oferecer melhores análises de adequação do público e do produto para ele, e facilitar a compreensão do processo de tomada de cisão desse consumidor sabendo a melhor forma de atingir sem público

5)     De que forma a idéia de família está mudando por causa da diminuição da taxa de natalidade?
É claro hoje em dia que muitas famílias estão preferindo ter menos filhos, 2 ou até mesmo 1 filho, essas famílias preferem tê-los num momento de maior consolidação financeira, e isso se dá quando já estão mais velhos e maduros, a mulher trabalhando fora de casa também facilitou essa mudança na composição das famílias. Não há mais casos em que as mulheres querem ter vários filhos, e ficar em casa cuidando deles, preferem trabalhar para poder oferecer aos filhos, aos poucos que tiver uma vida acadêmica melhor e por isso se preocupa com a estabilidade financeira do casal para ter filhos.

6)    Ao pensar a definição estratégica de público-alvo de uma campanha, a demografia é uma variável importante, porém insuficiente. Por que é insuficiente?
Ao analisar e definir uma estratégia de público-alvo de um campanha devemos analisar todos os fatores que influenciam essa pessoa, pois mesmo que tenham características demográficas muito parecidas ainda sim têm diferentes respostas aos estímulos. Pensar em um consumidor referência pode ser um aspecto interessante, e através dele analisar os fatores internos: psicológicos (memória, aprendizagem e motivação) e personalidade; e externos (demográficos, culturais, econômico, sociais) que influenciam esse consumidor, para através dele compreender melhor todos que fazem parte da gama que consumidores dessa empresa ou campanha. 

Um comentário:

  1. Oi, pessoal.
    Algumas sugestões: tentem fundamentar suas respostas fazendo referência a pesquisas acadêmicas ou de mercado; os cruzamentos de variáveis demográficas e entre essas e outras informações não demográficas são estratégias muito empregadas para melhor conhecimento dos segmentos.
    Abs,
    Rosana

    ResponderExcluir