quinta-feira, 9 de junho de 2011

Exercício sobre Demografia

Para realização desse exercício tivemos que pesquisar alguns dados demográficos e analisá-los:

Idade: 14 anos

Renda: Para imaginar a renda desses jovens, pensamos primeiramente na renda média dos pais, pegando como base nossa consumidora referência, e os seus gastos em geral, com roupas, alimentação, escola, e atividades extra curriculares vemos que para o jovem ter uma vida como essa a renda média familiar deve ser próxima dos R$18.000,00. Porém são considerados classe A a partir de R$ 2484,00 (média)

Ocupação: São estudantes de escolas particulares no 9º ano do colégio.

Educação: Estão cursando o último ano do ensino fundamental, pretendem continuar no colegial, e seguir para uma faculdade, na maioria dos casos os consumidores similares ao de Cah Pedroso irão para faculdades particulares em Campinas, ou em São Paulo.

Distribuição Geográfica: De acordo com a pesquisa mais recente disponibilizada pelo IBGE sobre a população jovem a Contagem Populacional em 1996 contabilizou 9 446 518 jovens de 15 a 24 anos de idade residentes nas regiões metropolitanas brasileiras, cifra esta que corresponde a 20,0% da população total das regiões metropolitanas.





Outros dados: Vemos claramente que a pirâmide demográfica está mudando e que estes jovens apresentam uma situação de decréscimos desde os anos 60, quando os níveis de fecundidade nacional passaram a apresentar uma trajetória descendente, foram cada vez menores os incrementos absolutos nas cortes nascidas até 1985. Como vemos na imagem abaixo desde o ano de 1991 já podia se perceber essa mudança no cenário brasileiro, existiam mais jovens do que crianças.


Na imagem seguinte vemos a diferença entre as pirâmides em 1983 e 205 (passando anteriormente pelo gráfico acima)




Um comentário:

  1. Oi pessoal,
    Sugiro que releiam o texto. Há uma informação faltando, com relação à renda da classe A. Usem a tabela de conversão do Critério Brasil. Há erros de digitação. A melhor fonte ainda é o IBGE, que traz dados censitários.
    Abs,
    Rosana

    ResponderExcluir