segunda-feira, 6 de junho de 2011

Propagação da Informação através dos meios de comunicação!!

No passado diversos nomes foram dados aos jovens que seguiam novos hábitos sociais, novas formas de consumo, novos meios de se comunicar, novas gírias e modos de falar. Temos como exemplo a geração Paz e Amor, Geração Coca-Cola, Geração Xuxa, Geração Saúde, e agora como chamamos esses jovens como Cah Pedroso, que está sempre antenado na internet, ligado em vários meios de comunicação ao mesmo tempo? Esse jovens que tem a facilidade de propagar tendências pela internet, ser um blogueiro super conhecido na mídia virtual, e um nerd na escola? Chamamos esses jovens de Geração M, a letra M vem da palavra multimeios, e que a pessoa consegue se informar, se socializar ao mesmo tempo de diversas formas, e tudo muuuuuuuito rápido.
Esse termo surgiu através de uma pesquisa realizada pela Kaiser Family Fundation e dirigida pela Stanford University, que analisou mais de 2000 jovens entre 8 e 18 anos, com o objetivo de avaliar o consumo de mídia dos adolescentes em casa. E através dessa pesquisa pode-se também tirar dados estatísticos sobre os meios de comunicação para cada jovens norte americano: Em média um adolescente americano possui duas televisões, três rádios, três playes de videocassete ou DVD, dois videogames e um computador. Cinquenta por cento dos jovens americanos possuem TV a cabo em casa e 30% acesso a banda larga.
A pesquisa mostrou que os jovens têm o seu dia-a-dia saturado por mídia. Eles gastam quase seis horas e meia usando mídia, sendo que durante esse tempo estão expostos a mais de oito horas e meia de mensagens midiáticas. Isso se deve ao fato de que, em 26% do tempo, os jovens duas ou mais mídias simultaneamente.
A pesquisa aponta que as novas tecnologias, principalmente a web, mudaram a forma de consumir mídia dessa nova geração. Anteriormente, o consumo de mídia ocorria de forma separada: em um momento se assistia televisão, em outro lia-se revistas, depois ouvia-se o rádio. Agora o adolescente enquanto assiste a televisão navega pela internet em busca de mais informação, compartilha suas opiniões com amigos através de ferramentas como o Messenger ou o Facebook. A geração M é uma geração multimeios, ou seja, utiliza vários meios ao mesmo tempo, e não só para se informar como também para se socializar. Como boa observadora incluo nessa lista os celulares, hoje em dia todos os jovens tem pelo menos um celular, isso mesmo alguns tem 2 ou mais celulares, e o usam como meio de propagar informações, como aconteceu nessa semana e pude observar, uma grande amiga de Cah Pedroso sofreu um acidente na terça-feira por volta das 4:25 da tarde, fiquei sabendo disso às 4:26 pelo facebook, logo liguei para Cah Pedroso, que já estava fora da sala de aula (ou seja, ficou sabendo pelo celular – que não se pode usar na sala de aula) com outros 17 jovens que estavam em salas diferentes e tinham a mesma amiga em comum. Não é incrível como o celular é um ferramenta muito bem usada por esse jovens, e super eficiente?
Há alguns anos as crianças utilizavam a internet para fazer pesquisas escolares e para participar de chats. Atualmente, além dessas funções, a usam para jogar, entreter, se sociabilizar e namorar, ao mesmo tempo que consomem outros meios de comunicação. Através apenas da observação podemos perceber a rapidez dos novos meios de comunicação, a quão rápida a geração M de Cah Pedroso está, e a eficiências desses meios para propagar idéias e informações!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário